Qual o design de marca que gostaria para que sua marca se destacasse mais e tivesse maior expressão no mercado? Gostaria que as pessoas se lembrassem da marca com facilidade, trazendo, portanto, fidelidade e resultados constantes e progressivos? Temos certeza de que sim e o Design Estratégico pode te ajudar!
É muito possível que as questões que listamos estejam barrando o seu crescimento e consolidação no mercado. Leia com atenção até o final e descubra onde sua marca está pecando.
Neste artigo listamos os erros mais comuns, mas também extremamente graves que as empresas cometem na gestão de suas marcas e podem ser corrigidos com o Design Estratégico.
Mas o que é o Design Estratégico?
O Design estratégico é uma abordagem metodológica do design de marca que leva em consideração o contexto no qual é desenvolvido. Para o desenvolvimento de uma marca, material, produto e similares pensa-se no público-alvo, peculiaridades do produto/marca e características do mercado. Porquanto tudo é analisado com o intuito de obter não apenas um visual esteticamente agradável nas marcas, produtos ou serviços, mas igualmente obter resultados eficientes por meio da identificação e boa aceitação do público-alvo.
Assim, a aplicação do Design Estratégico no design de marca evita que os cinco erros abaixo ocorram.
1- Não é diferente do resto
Em um mercado extremamente competitivo, com dezenas de ofertas de produtos ou serviços semelhantes ao seu, destacar-se e ser entendido como único é o grande trunfo de seu negócio. Portanto, o visual de sua marca pode garantir esse destaque e ainda passar a essência de seu empreendimento, despertando em seu cliente a emoção e ideia que deseja transmitir.
2- O design de marca não resulta no envio da mensagem correta
As cores, formas, traços, objetos, posicionamento e outros aspectos compõem a identidade de marca. Assim, as opções feitas de modo incorreto no momento de sua criação podem contradizer sua proposta de valor ao mercado pretendido, e gerar outras barreiras que impedem a marca de alcançar seus bons resultados.
Pense em uma empresa que se propõe a ser moderna, prática e líder em inovação. Este tipo de fonte combina com a modernidade da empresa?
Seria melhor optar por fontes não serifadas, estilo moderno e mais leve:
Essa paleta de cores inspira inovação?
Cores mais vivas e contrastantes mostram modernidade e praticidade, como por exemplo as utilizadas pelo Google e Instagram.
3- O design de marca não a mantém atualizada
O mercado atual é extremamente dinâmico e mutável. Manter sua marca atualizada passa ao consumidor a mensagem de uma empresa que está atenta a este fato e preocupada em satisfazer as novas demandas dos consumidores. De fato, marcas ultrapassadas perdem seu espaço e são substituídas por empresas que conseguem alinhar-se com o mundo moderno. Grandes marcas estão se preocupam em manter-se atualizadas. Vejam algumas marcas que mudaram em 2016:
Fonte: Update or Die
Fonte: B9
4- Não é presente onde seu público-alvo está e não sabe como se comporta
Você conhece bem o perfil de seu público-alvo? Sabe qual é o método mais eficaz de se comunicar com ele? Muitas empresas fazem grandes investimentos em materiais impressos quando, no caso, seu público pode ser facilmente alcançado em maior escala e em maior eficácia através de meios digitais. Por outro lado outras investem em redes sociais que não são tão utilizadas pelo perfil demográfico do seu público.
Estar no local certo não é o suficiente. Você sabe como veicular informação de maneira eficaz? O que chama a atenção dos seus clientes? Quais recursos visuais prendem a atenção deles? Os recursos visuais passam uma imagem profissional? Com efeito, comunicar a informação certa, de maneira correta é a chave para o fortalecimento de sua marca.
5- O design de marca não criou um manual de identidade da marca ou um Brandbook
Um manual de identidade da marca estabelece regras para sua utilização, e contribui para redução importante nos gastos com o marketing. Dessa maneira, toda veiculação de materiais da marca será baseada na mesma diretriz. Fica fácil para seu cliente estabelecer uma conexão entre todos os materiais e rapidamente identificá-los como pertencentes a mesma origem: sua empresa. Ou seja, as cores utilizadas, a diagramação, as formas escolhidas sempre de maneira harmoniosa criam a sensação de familiaridade. Pense na combinação de vermelho + amarelo. Rapidamente seu cérebro te remete ao McDonald’s. E em seguida lembra-se do seu jingle, do aroma, do sabor e em seguida vem a vontade de visitar o restaurante. Esse processo começou apenas na associação de duas cores. Igualmente esse é o tipo de familiaridade que sua marca deve buscar. Ela gera confiança e pré-disposição de aceitação do consumidor.
Eis a solução!
Todos esses erros de design de marca, apesar de graves, possuem soluções:
Não é diferente do resto:
Faça uma análise crítica de sua marca, compare-a com a concorrência e veja, dessa forma, se há a possibilidade de construir um diferencial verdadeiramente relevante e como expressar isso visualmente.
O design de marca não resulta no envio da mensagem correta:
Converse com seus clientes, funcionários e sócios. Veja quais são as visões que as pessoas possuem de sua marca, questione se estão distantes dos valores propostos. Do mesmo modo verifique se os materiais mais recentes estão de acordo com o que propõem: as cores, o logotipo, as fontes, as formas, as embalagens, a linguagem escrita e etc.
O design de marca não a mantém atualizada:
Veja quais são as tendências atuais do mercado, compare criticamente, então, se sua identidade ainda fala com o público atual. Pergunte-se se houve alguma mudança importante recente na empresa ou no posicionamento da marca que pode ser beneficiada por uma reestruturação da marca.
Não é presente onde seu público-alvo está e não sabe como se comporta:
Existem muitas ferramentas nas redes sociais e ferramentas de análise de e-mail marketing e sites que podem contribuir com informações sobre o perfil de seu público alvo. Dessa forma é possível conhecer informações como: idade, gênero, interesses, região que mora, navegador que utiliza e etc.
O design de marca não criou um manual de identidade da marca ou um Brandbook:
Procure um profissional que faça uma análise adequada de sua marca com a finalidade de desenvolver um manual completo para você.
O Design Estratégico pensa na marca como um todo, considerando seu aspecto visual, perfil do público-alvo, aspectos e individualidades do mercado, pontos fortes e fracos do produto e outros fatores que influenciam a recepção e percepção da marca.
Tudo o que você aprendeu aqui lhe ajudará a alcançar melhor resultados. Podemos lhe dar ajuda especializada em todos os pontos discutidos. Faça contato conosco e termos o prazer de lhe ouvir e ajudar. Use nossa página de contato clicando aqui.