BRANDING: CONSTRUÇÃO DE MARCA, SEU DESENVOLVIMENTO E GESTÃO
O Branding é o trabalho realizado para a construção de marca. A marca não é um desenho bem feito de um insight fantástico de como deve ser a logo de uma organização ou de um produto. A saber é o resultado da compreensão profunda do contexto em que a organização e seus negócios existem ou pretendem existir e gerar resultados. Igualmente inclui a criação, reformulação ou consolidação do nome do negócio ou produto (naming).
Além disso incorpora todos os desdobramentos necessários para sua fixação e crescimento na mente do seu público alvo, seu mercado. Como resultado destes desdobramentos é que nasce a identidade visual da marca, incluindo sua logo, cores e todos os detalhes necessários a sua comunicação. Portanto a construção de marca, ou seja, o Branding é uma atividade dinâmica como a própria palavra revela, cujo objetivo é tornar uma grande ideia num excelente negócio ou produto, algo desejado e capaz de se replicar com eficácia.
A construção de marca por meio do Branding é uma necessidade do micro, pequeno e grande negócios. Sobretudo na realidade competitiva em que vivemos.
Fazem parte:
- Criação e construção de marca nova para empresas, organizações e produtos.
- Consultoria em marketing estratégico, com o propósito de construir o plano estratégico do negócio.
- Naming, isto é, a pesquisa, criação e desenvolvimento do nome que identifica a marca.
- Construção de marca em pontos de contato. Entre eles o website, social media, e-mail marketing, apresentação interna e externa. Da mesma forma as interfaces com equipe, e com o mercado, como por exemplo clientes, fornecedores, concorrentes e outros.
- Linguagem de marca, como resultado de compreensão dos valores e das interações necessárias com o público e mercado.
- Criação e desenvolvimento de identidade visual da marca, a saber sua apresentação gráfica-visual, como logo, cores, tipografia, grafismos, aplicações e usos.
- Desdobramento de marca em seus diversos usos, a saber papelaria, sinalização, meios de comunicação externa e interna e outras formas.
- Ativação e gestão de marca, com a finalidade de desenvolver o ativo interna e externamento.