contato@seedsdesign.com.br Fale conosco: 41 98814-6334
cores de marca

Você está utilizando as cores do sucesso em seu negócio?

Já se encontrou em uma situação onde é difícil definir as cores para produzir algum  material para a sua empresa? As cores de marca podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso de um produto ou marca? Para muitos pode parecer uma escolha trivial e orientada pelo gosto pessoal. Entretanto, essa escolha pode impactar no modo como seu produto é visto, percebido e aceito pelo público. Isso tudo pode ter um impacto direto em suas vendas e performance no mercado. A escolha de cores de marca faz parte do trabalho de Branding. Por isso este artigo traz informações simples e rápidas para te ajudar a na hora da escolha. Dessa forma fica mais fácil passar ao profissional o que você necessita em seus materiais e não apenas basear sua decisão em um gosto pessoal. Queremos te ajudar a garantir o sucesso de sua empreitada. O sucesso de um produto ou marca dependem da reação de seu consumidor. Pense nas como uma relação causa/efeito. Dependendo da cor escolhida alguns efeitos serão gerados. Com efeito a cor causa quatro tipos de efeito nos seres humanos:

1- Efeito Biológico das Cores

cores de marcaAs cores influenciam a produção de substâncias químicas em nosso organismo. Ou seja, tons de azul e verde estimulam a produção de substâncias com efeito calmante. Enquanto tons de vermelho podem acelerar o batimento cardíaco e deixar o corpo mais alerta. Pense em qual reação biológica o seu produto e/ou marca devem causar. Por exemplo, há necessidade de um público relaxado e sereno ou alerta e energizado para a mensagem que você deseja enviar?

2- Efeito Emocional das Cores de uma marca

A cor pode influenciar em nosso humor. Só para ilustrar, assimilamos a cor amarela, com o sol, energia e dias felizes. Assimilamos a cor cinza com dias nublados e monótonos. Por conseguinte, a escolha da cor deve ser pensada no efeito emocional ao qual seu público deve ser levado. Nesta imagem há a divisão do efeito emocional da cor e como algumas marcas utilizam essa ferramenta a seu favor: Guia emocional das cores Fonte da imagem: Smarttalk Tome bastante cuidado com o efeito emocional das cores de marca para que seu produto não seja interpretado de maneira errado pelo público. Afinal não somos seres que tomam decisões 100% racionais. A saber, a emoção, obrigatoriamente, está envolvida no processo de compra e tomada de decisão do público. Pense neste exemplo: Tratando-se de um banco de investimentos, vale mais passar a sensação de amigável ou de confiança? Certamente a confiança vem em primeiro lugar, por isso cores mais frias e tons de azul devem predominar.

3- Cores de marca: O Efeito Psicológico das Cores

Marcas com cores trocadas Notou algo estranho nessas imagem? Certamento percebeu, e assim acontece porque seu cérebro já memorizou as cores originais dessas marcas e agora está te enviando sinais alertando o que você vê não é aquilo que aprendeu anteriormente. Como já citado no ponto anterior, nosso cérebro assimila cores a outros elementos. Dessa maneira o processo de memorização é beneficiado pelo uso delas. Alguns portais de notícias dividem suas seções por cores. Exemplo: verde para esportes, azul para economia, etc. As marcas que decidem reformular seus logos insistem em manter as cores originais. Tudo por um motivo: a assimilação. A assimilação da cor e ativação da memória ocorre diversas vezes durante o seu dia: uma geladeira vermelha no mercado te informa, sem necessidade da linguagem escrita, que ali você encontrará Coca Cola. A combinação de vermelho e amarelo nos lembra do McDonalds e é capaz, até mesmo, de abrir o nosso apetite. Portanto, combinações muito utilizadas devem ser evitadas para que não haja a confusão de seu produto com outros já predominantes no mercado. Outra dica valiosa é ter uma paleta de cores de marca bem definidas para a sua marca e seus produtos. Assim o consumidor será “educado” realizando sempre a associação dessas cores com sua marca.

4- Efeito Cultural

Funeral Budista | Fonte: UOL Entender a cultura em qual seu produto está inserido é essencial na escolha das cores. Existes grandes disparidades no significado das cores dependo do local onde se vive. Por exemplo: a cor preta. Para a sociedade ocidental vestimentas pretas indicam luto, entretanto no Japão e China utilizam a cor branca, no Egito a cor amarela e no Irã a cor azul. O efeito cultural pode se estender até mesmo em esferas menores. Dificilmente um torcedor corintiano se sentirá confortável em um ambiente onde predominam as combinações de verde e branco. Consequentemente, no desenvolvimento de materiais de divulgação, o peso cultural das cores escolhidas deve ser pesado na decisão. Pensando sempre nestes 4 efeitos – Biológico, Emocional, Psicológico e Cultural – que as cores causam em nós a decisão da melhor combinação que deve ser adotada. Portanto, no design de uma marca é preciso saber harmonizar essas cores para convergirem na reação que você espera de seu público. Não existem cores pré-determinadas que garantem o sucesso, porém um estudo de seu produto, público, perfil e valores definem uma paleta de sucesso. Agora me responda: você está utilizando as cores do seu sucesso? Em caso de dúvidas, sugestões de temas ou críticas, utilize nossa seção de comentários abaixo.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Fechar Menu