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redes sociais

Quais redes sociais o seu público habita?

Se o assunto redes sociais te trouxe até este artigo é possível que você possua seu próprio negócio, ou esteja a frente de algum empreendimento. Se concorda com esta afirmação então é provável que já tenha pensado na importância de se fazer presente na internet  e como utilizar o marketing digital para alcançar o seu público.

Mas será que o seu público está em todas as redes sociais? Qual a linguagem com a qual ele se identifica? Será que você não está deixando passar alguma informação importante ou se comunicando de forma ineficiente?

Sei que acabamos de lançar muitas perguntas, entretanto este texto irá lhe ajudar a respondê-las. Elaboramos uma pequena lista com as principais redes sociais utilizadas para os negócios com suas vantagens, funções e objetivos. Sem dúvida, sabendo o que cada rede faz, quem está nela e como funciona, fica fácil identificar onde seu público está e como se comunicar com ele.

1 – Redes sociais Facebook,  Instagram e Messenger

O Facebook e o Messenger, assim como o Instagram, embora redes sociais distintas em vários aspectos. Fazem parte do mesmo grupo de mídia social e são atuam juntas em vários momentos. Por conseguinte os usuários das redes precisam ser vistos conhecidos tanto em sua utilização isolada como conjunta.

Redes sociais

Fonte: We Are Social Hotsuite report

Usuários ativos:  

Segundo dados do site statista.com, no início de 2020 juntas as três redes reúnem  no mundo 4,8 bilhões de usuários, sendo só 2,8 bilhões só no Facebook. Outrossim no Brasil são 120 milhões de usuários no Facebook, e 77 milhões no Instagram.

Perfil demográfico:

Estas redes sociais são utilizadas por ambos os sexos e por todas as faixas etárias, sendo o os principais grupos de 18 – 24 anos (28% do total), 25 – 34 anos (29,7% do total)  e 35 – 49 anos (31,2% do total). Os usuários do sexo masculino formam uma maioria nestas redes sociais. Entretanto, curiosamente se isolarmos o Facebook, as mulheres, desta vez são maioria, com 54,1% dos usuários (Fonte: statista.com).

 Outrossim, no Instagram prevalecem os usuários jovens:

 Infográfico Instagram nas alturas | By Visualy

Como utilizar estas redes sociais com resultados:

O que é possível fazer e que tipo de empresa deve utilizar a rede social Facebook

O que fazer?  Você pode postar textos, imagens, links para páginas externas, vídeos, álbuns, criar uma página de seu negócio e etcAlém disso o mais importante é que todo seu conteúdo pode ser IMPULSIONADO para atingir mais usuários. Desse modo você pode escolher qual o perfil do público que receberá o seu conteúdo. Isso garante uma publicidade mais focada e com melhores resultados.

Como utilizar? Em geral, não há um tipo específico para  o Facebook. Empresas que querem manter um canal aberto de comunicação com seus clientes, enviar informações que interessem à seu público, receber o feedback e encaminhar usuários ao seu site. É possível construir uma rede de confiança e credibilidade através deste relacionamento de troca com o cliente. De fato é sempre muito importante dar retorno e manter a linguagem no tom adequado à empresa.

O que é possível fazer e que tipo de empresa deve utilizar a rede social Instagram

O que fazer?  Você pode postar imagens, vídeos, histórias e trasmissões ao vivo para o seu público com descrições escritas. Assim também por meio de postagens patrocinadas é possível criar botões para links externos. Todas essas formas de postagens podem ser patrocinadas e disponibilizadas aos seus seguidores de modo geral ou de maneira segmentada para resultados mais efetivos.

Como utilizar? O Instagram é utilizado majoritariamente pelo público jovem. Se seu público-alvo contempla essa faixa etária então vale a pena investir tempo e dinheiro no Instagram. Negócios relacionados a produtos físicos, como roupas, acessórios, produtos de beleza e comida têm demonstrado os melhores resultados. Entretanto não há necessidade de restringir a rede exclusivamente a estes produtos. Empresas que oferecem serviços ou produtos digitais encontram uma oportunidade de demonstrar e conectar-se com seu público de maneira mais descontraída.

Não é possível inserir links nas publicações não patrocinadas. Por isso, seu objetivo primário deve ser fortalecer sua marca e passar uma visão positiva para o seu público.

2- Youtube – estrela entre as redes sociais

O Youtube é uma rede social que faz parte do Google, e integra sua plataforma de recursos para o usuário. Tem passado nos últimos anos por um crescimento acelerado com números que são impactantes.

Usuários ativos entre as redes sociais: 

Segundo o site statista.com em 2020 o Youtube já atingiu 2 bilhões de usuários no mundo. 

Nos últimos anos o Youtube cresceu mais de 58% no Brasil, e m dezembro de 2019 marcou como o maior percentual de usuários entre todas as redes sociais no Brasil:

redes sociais

Fonte: We Are Social Hotsuite report

Perfil demográfico: 

O público principal do Youtube se concentra dos 16 a 49 anos de idade por ambos os sexos. A maioria dos usuários utiliza os dispositivos móveis para acessar. Estes usuários hoje utilizam preferencialmente o Youtube para assistir seus videos, e além disso 79% deles afirmam que aprenderam algo novo ao faze-lo.

Fonte: www.thinkwithgoogle.com

 O que interessa aos usuários do Youtube é algo que precisa ficar no radar de quem usa esta rede social, pois na medida em que se conhece o usuário e o que ele procura torna-se mais efetivo todo investimento de negócios feito nesta rede.

redes sociais

 

O que é possível fazer no Youtube?  

O Youtube é um site exclusivos para vídeos, mas a gama de conteúdo relacionada à vídeos é imensa: vídeos de entretenimento, educativos, tutoriais, notícias, entre outras inúmeras possibilidades.  É possível transmitir vídeos online (live streaming) ou vídeos gravados. Um canal com seus vídeos pode ser criado., 

Através do Youtube você pode criar uma fonte mais completa e pessoal de exibição de conteúdo para seu público. Por exemplo: uma empresa de contabilidade pode postar um vídeo dando dicas sobre imposto de renda, isso traz maior confiança e reconhecimento ao serviço prestado. Desse modo possibilitar a associação do serviço a uma pessoa (no caso quem apresenta o vídeo) faz com que a frieza e o distanciamento virtual seja quebrado. Igualmente os vídeos podem ser compartilhados pelos usuários, fazendo com que novas pessoas conheçam sua marca, empresa e serviços.


Que tipo de empresa deve utilizar o Youtube?  

O Youtube não é apenas utilizado como forma de entretenimento, mas traz mais resultados se o conteúdo for passado de forma mais descontraída e interessante. Se sua empresa tem a capacidade de gerar conteúdo de qualidade e interessante, podendo adotar essa postura mais aberta, então essa rede pode ser uma boa forma de divulgação. Em outras palavras, lembre-se de que não é o serviço que você oferece, e sim, a postura que adota. Há canais de corretoras de investimentos que conseguem produzir conteúdos bastante acessados, pois possuem uma postura mais inovadora, aberta e descontraída.

A dificuldade quando se fala em vídeo está ligada a produção. Para criar um vídeo é necessário material (câmera, computador para editar) roteiro, apresentador, etc. É necessário consciência sobre a complexidade do projeto e continuidade para que hajam bons resultados. Em contrapartida é possível também produzir videos de boa qualidade com um bom smartphone ou com o notebook, considerando alguns cuidados e técnicas a serem utilizados.

3- Linkedin – Rede social de negócios

Nascida originalmente como uma rede para o desenvolvimento e promoção profissional por meio de networking, o Linkedin extrapolou este foco e hoje constitui um ambiente de negócios e relacionamentos comerciais, institucionais, além do profissional. 

Usuários ativos:  

A saber, em  2019 o Linkedin ultrapssou os  590 milhões de usuários no mundo. No Brasil 37% dos usuários utilizam o Linkedin, cheando a 39 milhões de usuários, segundo o relatório We Are Social Hotsuite 2020. e o site statista.com.

Segundo dados reunidos pelo site soravajain.com, 40% dos usuários do Linkedin mensalmente ativos acessam a rede e se atualizam diariamente.

Perfil demográfico:

Utilizado por ambos os sexos e por todas as faixas etárias, sendo o os principais grupos de 25 – 34 anos (35%), 18 – 24 anos (30%), 35-54 anos (28%), 55 anos ou mais (7%) .

Fonte: Marketing Mojo

O que é possível fazer no Linkedin?  

O Linkedin  atualmente é um local de encontro, networking e trocas profissionais. Por isso na rede social LinkedIn é possível criar anúncios segmentados por setor do mercado, tamanho de empresa e cargo – além das segmentações clássicas: região, sexo, idade e etc.

O Linkedin é a primeira e mais utilizada rede social para distribuição de conteúdo e anúncios B2B (Business to business – Negócios entre empresas), chegando a 94% desta distribuição quando comparada a outras redes sociais (dados reunidos pelo site soravajain.com).

Que tipo de empresa deve utilizar o Linkedin? 

O LinkedIn é uma ferramenta poderosíssima para todas as empresas, especialmente as B2B (). É uma  plataforma para que outras empresas e pessoas conheçam seus serviços, produtos e posicionamento no mercado. Uma abordagem mais profissional deve ser adotado e o foco deve ser fazer contatos, promover-se de forma inteligente e criativa.


Concluindo

Abordamos  nesse artigo as quatro redes com o maior números de usários na atualidade. Por certo  há outras relevantes e que talvez se adaptem muito bem ao seu perfil de negócio. Há alguma rede que gostaria que a gente comentasse aqui ou fizesse uma abordagem mais profunda? Deixe nos comentários e desenvolveremos esse material para você.

Por fim não se esqueça que em todas as redes é necessário planejamento, estratégia e dedicação, sem isso você não colherá os resultados que espera. Aliás, para resultados ainda melhores é aconselhável buscar ajuda profissional para desenvolver sua estratégia, linguagem visual e planejamento mais adequados ao seu público.

Em caso de dúvidas, sugestões de temas ou críticas, utilize nossa seção de comentários abaixo.

 

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