Site no Google é fundamental
Você investiu em um site com a expectativa de trazer mais visibilidade e agora não consegue encontrá-lo no Google? Ou não está presente nas primeiras páginas de resultado? Mude essa situação o mais rápido possível!
Não aparecer ou estar mal posicionado pode prejudicar a credibilidade de seu negócio, impedir a efetividade das suas ações de marketing digital, e assim diminuir as chances de realizar novas vendas e alcançar novos mercados.
Durante este texto você encontrará os possíveis motivos para que isso aconteça e algumas dicas que podem te ajudar a marcar presença ou melhorar seu posicionamento no buscador.
Antes de começarmos com os motivos é necessário entender como o Google funciona.
O Google é um indexador. Isso significa que ele trabalha mais ou menos como um índice. Através de programas chamados de “spiders”, que saem a busca que links e encontram páginas na internet. Essas páginas podem conter outros links, então essas “spiders” vão seguindo esses links que acabam levando-as a mais páginas com mais links e o processo continua. Uma verdadeira rede é construída. E um índice é criado com todas essas páginas encontradas.
Ao digitar “algodão-doce”, o Google percorrerá todo seu índex e te retornará com uma lista de páginas que contém esses termos.
Para conhecer detalhadamente como funciona os mecanismos de busca na internet, assista este vídeo (ajuste a configuração da legenda para automática em português, se considerar necessário).
Seu site no Google não está indexado
É bem simples: se seu site não foi encontrado pelas “spiders”, ele não está no index e, portanto, não irá aparecer nos resultados. Com o intuito de conferir se o site está indexado basta colar este exemplo, alterando o nome, na busca do Google: site:http://seusite.com.br
Alguns motivos porque isso pode acontecer:
- Seu site está configurado para não ser indexado por mecanismos de busca:
Alguns sites CMS possuem esta opção, para que durante o desenvolvimento não apareçam nas buscas. Mas isso pode ter sido feito manualmente na programação. Em ambos os casos basta pedir ao desenvolvedor que remova esse impedimento. - Seu site está fora do ar:
Sites que não funcionam são removidos do index. Assim tente acessar seu site e veja se está tudo ok. - Ainda não houve tempo hábil para que seu site fosse indexado
Um site pode demorar de 1 a 3 meses para ser indexado, portanto, se seu site acabou de ser lançado é provável que não esteja no index. Logo depois do texto separamos algumas dicas de ouro para agilizar este processo.
A palavra-chave que está buscando não consta no seu site
A palavra chave que está utilizando talvez nunca tenha sido utilizada de maneira apropriada. Por exemplo, talvez o site se chame “amigosdobairrodolimoeiro.com.br” e a palavra-chave que está utilizando seja “amigos do bairro do limoeiro”, porém não há no site nenhum título, subtítulo, parágrafo e etc com este termo. Desse modo o Google dará outros resultados que não o site específico que busca ou então não retornará com nenhum resultado. Assim sendo tente buscar por palavras-chave que sabe que estão no site. Se você necessita que essa palavra-chave específica retorne como resultado seu site, então terá que trabalhar com técnicas de SEO no seu site. Ainda neste texto trataremos sobre SEO.
SEO fraco ou inexistente: o site no Google não e encontrado
SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português, é conhecido como Otimização de Sites. Trata-se, portanto, de um conjunto de técnicas que e estratégias que proporcionam um melhor posicionamento do seu site em resultados de mecanismos de busca. E o que pode afetar negativamente o SEO de seu site? Listamos aqui alguns ítens.
- Pouco conteúdo: Páginas com menos de 300 palavras são consideradas pobres em conteúdo e perdem lugares no ranking.
- Site lento: Sites lentos também perder posições.
- Programação sem meta tags: na programação do site são utilizadas tags para identificar estruturas no site por exemplo. As heading tags, para títulos e subtítulos. Isso facilita para que o Google identifique e compreenda a organização do site.
- Falta de palavras-chaves nos títulos e meta-descrições: são locais estratégicos e ainda muito importantes para o SEO.
- Site não responsivo: sites que não se adequam em celulares e tablets.
Seu site foi punido pelo Google
Algumas práticas levam um site a ser banido dos resultados do Google, ou seja, dizemos então que esses site fazem parte do Blacklist. Geralmente está associados a segurança do usuário: sites que contém programas maliciosos, ou que redirecionam para conteúdo adulto ou ofensivo.
Dicas de Ouro
- Clicando neste link você pode submeter um “Mapa do site”, que chamamos de Sitemap. Isso ajuda os motores a encontrar e categorizar melhor seu site.
- Analise o SEO de sua página aqui
- Você pode fazer um teste de velocidade de seu site aqui
- Descubra se seu site é responsivo através deste link
- Teste se seu site está no blacklist aqui
Se você percebe que seu site se encaixa em um desses perfis e precisa de ajuda converse com a gente! Estamos ao seu dispor para te ajudar!
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