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Motivos pelos quais seu site não aparece no Google

Site no Google é fundamental

Você investiu em um site com a expectativa de trazer mais visibilidade e agora não consegue encontrá-lo no Google? Ou não está presente nas primeiras páginas de resultado? Mude essa situação o mais rápido possível!

Não aparecer ou estar mal posicionado pode prejudicar a credibilidade de seu negócio, impedir a efetividade das suas ações de marketing digital, e assim diminuir as chances de realizar novas vendas e alcançar novos mercados.

Durante este texto você encontrará os possíveis motivos para que isso aconteça e algumas dicas que podem te ajudar a marcar presença ou melhorar seu posicionamento no buscador.

Antes de começarmos com os motivos é necessário entender como o Google funciona.

O Google é um indexador. Isso significa que ele trabalha mais ou menos como um índice. Através de programas chamados de “spiders”, que saem a busca que links e encontram páginas na internet. Essas páginas podem conter outros links, então essas “spiders” vão seguindo esses links que acabam levando-as a mais páginas com mais links e o processo continua. Uma verdadeira rede é construída. E um índice é criado com todas essas páginas encontradas.

Ao digitar “algodão-doce”, o Google percorrerá todo seu índex e te retornará com uma lista de páginas que contém esses termos.

Para conhecer detalhadamente como funciona os mecanismos de busca na internet, assista este vídeo  (ajuste a configuração da legenda para automática em português, se considerar necessário).

Seu site no Google não está indexado

É bem simples: se seu site não foi encontrado pelas “spiders”, ele não está no index e, portanto, não irá aparecer nos resultados. Com o intuito de conferir se o site está indexado basta colar este exemplo, alterando o nome, na busca do Google: site:http://seusite.com.br

Alguns motivos porque isso pode acontecer:

  1. Seu site está configurado para não ser indexado por mecanismos de busca:
    Alguns sites CMS possuem esta opção, para que durante o desenvolvimento não apareçam nas buscas. Mas isso pode ter sido feito manualmente na programação. Em ambos os casos basta pedir ao desenvolvedor que remova esse impedimento.
  2. Seu site está fora do ar:
    Sites que não funcionam são removidos do index. Assim tente acessar seu site e veja se está tudo ok.
  3. Ainda não houve tempo hábil para que seu site fosse indexado
    Um site pode demorar de 1 a 3 meses para ser indexado, portanto, se seu site acabou de ser lançado é provável que não esteja no index.  Logo depois do texto separamos algumas dicas de ouro para agilizar este processo.

A palavra-chave que está buscando não consta no seu site

Site não indexado no Google

A palavra chave que está utilizando talvez nunca tenha sido utilizada de maneira apropriada. Por exemplo, talvez o site se chame “amigosdobairrodolimoeiro.com.br” e a palavra-chave que está utilizando seja “amigos do bairro do limoeiro”, porém não há no site nenhum título, subtítulo, parágrafo e etc com este termo. Desse modo o Google dará outros resultados que não o site específico que busca ou então não retornará com nenhum resultado. Assim sendo tente buscar por palavras-chave que sabe que estão no site. Se você necessita que essa palavra-chave específica retorne como resultado seu site, então terá que trabalhar com técnicas de SEO no seu site. Ainda neste texto trataremos sobre SEO.

SEO fraco ou inexistente: o site no Google não e encontrado

SEO fraco prejudica posicionamento no Google

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português, é conhecido como Otimização de Sites. Trata-se, portanto, de um conjunto de técnicas que e estratégias que proporcionam um melhor posicionamento do seu site em resultados de mecanismos de busca. E o que pode afetar negativamente o SEO de seu site? Listamos aqui alguns ítens.

    • Pouco conteúdo: Páginas com menos de 300 palavras são consideradas pobres em conteúdo e perdem lugares no ranking.
    • Site lento: Sites lentos também perder posições.
    • Programação sem meta tags: na programação do site são utilizadas tags para identificar estruturas no site por exemplo. As heading tags, para títulos e subtítulos. Isso facilita para que o Google identifique e compreenda a organização do site.
    • Falta de palavras-chaves nos títulos e meta-descrições: são locais estratégicos e ainda muito importantes para o SEO.
    • Site não responsivo: sites que não se adequam em celulares e tablets.

Seu site foi punido pelo Google

Algumas práticas levam um site a ser banido dos resultados do Google, ou seja, dizemos então que esses site fazem parte do Blacklist. Geralmente está associados a segurança do usuário: sites que contém programas maliciosos, ou que redirecionam para conteúdo adulto ou ofensivo.

Dicas de Ouro

  1. Clicando neste link você pode submeter um “Mapa do site”, que chamamos de Sitemap. Isso ajuda os motores a encontrar e categorizar melhor seu site.
  2. Analise o SEO de sua página aqui
  3. Você pode fazer um teste de velocidade de seu site aqui
  4. Descubra se seu site é responsivo através deste link
  5. Teste se seu site está no blacklist aqui

Se você percebe que seu site se encaixa em um desses perfis e precisa de ajuda converse com a gente! Estamos ao seu dispor para te ajudar!

Em caso de dúvidas, sugestões de temas ou críticas, utilize nossa seção de comentários abaixo.

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